A Páscoa é no domingo, e segundo uma notícia que corre solta pelo Facebook e WhatsApp, os presos de Coronel Fabriciano serão agraciados com uma barra de chocolate cada em celebração da data especial. Ninguém sabe se é verdade, alguns falam que são os presos de Ipatinga, outros que a imagem do carro cheio de chocolates no porta-malas que acompanha a notícia foi retirada do Google. Fato é que isso causou vários sentimentos nas pessoas, desde o choque até o riso. A indignação pelo “bandido está ganhando chocolate enquanto eu, nada”.

Eu penso muito mais profundamente, infelizmente a maioria fica na superfície (e satisfeita com isso). Me esforço para ter um senso crítico e não me deixar levar pela avalanche homogênea de opiniões. Me orgulho disso.

Não considero chocante muito menos invejável o fato de que presos vão ganhar uma barra de chocolate na Páscoa. É chocante o “choque” seletivo, se assim posso dizer.

As pessoas que se chocaram com a “notícia” consideram os presos privilegiados. Só enxergam o privilégio dos outros. A maioria dos presos são pessoas pobres, negras, vindas de comunidades. Ninguém se choca que eles, enquanto livres, foram privados de acesso à educação, saúde, informação, saneamento básico, trabalho.

Depois de ser privado disso tudo, o cara comete um crime e é preso. Vive numa cela como se fosse bicho. Superlotada, um ambiente insalubre. Nós temos meio milhão de pessoas vivendo em ambientes que causa ânsia de vômito em quem vê. Nossos animais de estimação dormem em lugares melhores.

Que sejamos mais críticos e menos levianos. Que possamos ler um texto e interpretá-lo. E que, acima de tudo, possamos enxergar nossos privilégios e driblar o sensacionalismo.

Curta a página do ‘Acerbo aos Domingos’ no Facebook.

Posted by:Hernandes Matias Junior

Eu acordo cedo nos feriados. O vício da rotina não me permite acordar depois das nove, ao mesmo tempo que a TV me bombardeia sem tréguas com a programação da manhã e me causa sonolência, mas não tédio. Tédio é sentimento de pessoas que não têm inspiração, e isso é o que não me falta.

Deixe um comentário

