É preciso analisar vários pontos e andar entre os prós e os anti-Dilma para se falar das manifestações do dia 13 de março. O que está acontecendo no Brasil não é política, e sim uma mistura de filme de super herói e falta de informação: é o bem contra o mal, na visão da maioria.

Deve existir uma reivindicação em todo manifesto, mas quando não há, falam de corrupção. Falar que é contra a corrupção é um ato estúpido, uma vez que não exista quem seja a favor, com exceção daqueles que praticam a corrupção. Mas mesmo assim, as pessoas que foram às ruas no domingo estavam mesmo preocupadas com a corrupção? Eu não acho.

Não é possível se manifestar contra a corrupção atribuindo todo esse mal a um único partido, o PT, tendo como alvo Lula e Dilma e simplesmente ignorando os políticos dos outros partidos. Não é possível ir contra a corrupção estando ao lado de Eduardo Cunha, José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves. Se hoje já não o apoiam, o idolatravam há pouco tempo (como esquecer o “somos todos Cunha”?). Como querem falar de corrupção ao mesmo tempo que estão vestidos com a camisa da CBF? Quem quer o fim da corrupção também não tira selfie com uma polícia que viola a lei sistematicamente.

Num cenário tão politizado entre o “bem” e o “mal”, é difícil usar da razão e fazer contorcionismo entre as duas forças. Ninguém está satisfeito com o Governo Dilma. O desemprego e a inflação estão aí, e quem mais sofre com isso tudo é a parte mais fraca da população, os pobres. Mas estar insatisfeito com a gestão atual é diferente de querer o impeachment, ainda mais marchando ao lado da burguesia que é majoritariamente contra tudo aquilo que nós, taxados como “a esquerda”, acreditamos.

O perfil dos manifestantes é o perfil de elite. São brancos, ricos, a maioria têm ensino superior e vira e mexe via-se babás, como sempre vestidas de branco, empurrando o carrinho dos bebês de seus patrões. Mas isso não quer dizer que só os ricos querem o impeachment.

As manifestações aconteceram nas áreas centrais das cidades. A população pobre mora longe e, além de demorar para chegar ao centro, é caro. Portanto a vontade de tirar Dilma do poder não é exclusivo dos brancos e ricos.

Mesmo assim se nota uma total confusão. Existiam pessoas em São Paulo protestando contra o Governo Dilma porque “a merenda escolar do meu filho é só bolacha e café”, não sabendo que isso é dever do Governo Estadual. Assim como a segurança e o acesso ao saneamento básico.

Antes de sair manifestando, deve-se estudar e eleger uma reivindicação. Mas é o impeachment que une a todos. Se a elite branca divulgar sua reivindicação, será isolada. São mundos diferentes. Não faço parte do mundo de quem acredita que FHC foi o melhor presidente do Brasil.

Curta a página do ‘Acerbo aos Domingos’ no Facebook.

Foto: G1.com.br

Anúncios
Posted by:HERNANDES

Eu sou um protesto contra a insensibilidade.

27 replies on “A marcha dos contraditórios

  1. O Lula, a Dilma, os petistas que estão no governo é que são ricos, aliás, ficaram ricos. Nas esferas estaduais e municipais há um enorme cabide de empregos aos cumpanheros, com gordos salários e nada para fazer. Estão falindo o país pelo egoísmo e pela falta de caráter.

    Curtir

  2. mimimimimimi o blogueiro esquerdista só olha oque quer …. não sou rico e fui….e pedi aos meus amigos “pobres” que fossem comigo e minha esposa……. qual a resposta deles??????não vou …vou olhar o jogo…… “pobre” gosta de pão e circo….. olha que sou humilde …… mas trabalho muito e me informo melhor que as desculpas do comodismo eleitoral praticado aqui nesta nação corrupta por seus corruptos………e o bloguerinho….. não fala do que não sabe…… todos os movimentos repudiaram todos os corruptos….PT, PMDB,PP PSDB……… SE INFORME E OLHE FORA DA CARTILHA QUE VC RECEBE POR EMAIL……..

    Curtir

    1. Lula , Dilma e o PT estão ferrando o Brasil inteiro, e Alckimin só o Estado de são Paulo. A hora dele vai chegar também., dele do Aécio e companhia. Mas o povo e a policia federal precisam ter foco em um problema de cada vez. Não da para dar a mesma atenção na investigação de uma quadrilha que roubou bilhões pra uma que roubou milhões. É a mesma coisa que comparar a investigação de um serial killer com a de um ladrão de galinhas.

      “Ai meu Deus, mas não tem provas contra o Lula tadinho” . Ja ouviu aquele ditado: Diga com quem andas que te direi quem és? Pois é. Fala pra mim onde estão Genuino, Zé Dirceu, Marcos Valério? que ele tanto defendia como íntegros. Agora o delcídio, ex lider do partido cade ele?
      Que tipo de credibilidade se tem um governo em que o vice presidente quer romper com o partido?

      O povo do “jeitinho brasileiro” , classe, baixa, média e alta, paga muito bem seus impostos. E a burguesia é responsável pelo sustento de mais de 30 milhões de vagabundos. Se a gestão desse dinheiro fosse bem feita, acredito que todos estariam mais motivados a se corromperem menos.

      Infelizmente a cultura que temos aqui no Brasil a respeito de política é escolher entre o pior e o menos pior. Um ‘Empiteman”, brincadeiras à parte, é uma manobra mais que necessária para mostrar que o povo colocou e o povo pode tirar , e assim os sucessores do governo percebam que se pisarem fora da faixa, o bicho vai pegar.

      Curtir

  3. Hernades Matias Junior não concordo inteiramente com o seu ponto de vista porque você também é contraditório em seus julgamentos. Reclamou que a questão virou uma luta entre o Bem vs o Mal ao invés do uso da razão, mas claramente em suas convicções você nos divide entre a Elite e o Povo, pensamento que considero ultrapassado, que foi e ainda é usado por governos populistas que nunca na história conseguiram serem uma democracia justa. Não quero uma sociedade igualitária, quero uma sociedade justa onde todos possam ter as mesmas oportunidades e que seja regida pela meritocracia.
    Mais que a batalha entre a esquerda e direita, nós que somos contra o Populismo devemos falar de Populismo vs República porque a República é que realmente garante a institucionalidade do Estado. A democracia tem defeitos já percebidos desde os tempos de gregos como Sócrates e Aristóteles, porque existem 3 Direitos Fundamentais e Irrenunciáveis a Cada um De Nós.
    1 direito- Nossa vida, através da qual podemos exercer nossos projetos.
    2 direito- Nossa Liberdade, através da qual podemos nos expressar, podemos comercializar, trabalhar, nos mobilizar para possuir a crença de nossa preferência e poder expressar assim também nossos sistemas políticos, e o que esperamos de um governo.
    3 direito- Nossa Propriedade Privada, que começa com nosso corpo, pela nossa integridade. Nossa propriedade é aquilo que acumulamos desde o dia em que nascemos, até o dia em que morremos de todas as coisas que conseguimos realizar. Estes 3 direitos, no entanto, podem existir em cada um de nós sem impedir os direitos de outra pessoa.
    Agora e quanto aos outros direitos? Como por exemplo a saúde, a educação, a vestimenta e uma série de outras exigidas pelos povos de cada um dos países do mundo que não foram atendidos. O problema desses direitos, e que os gregos já viam desde aquela época, é que requerem uma RENÚNCIA prévia do direito de propriedade de alguém, antes de serem outorgados, e né ai que nossos governos falharam porque ao falar que todos tem direito a essa coisas nunca foi estipulado a quem deveria renunciar a certos direitos para outorgar a esses outros. E desse mal estar é que povos decidiram recorrer aos regimes totalitários e populistas que vemos hoje. Independentemente da nossa ideologia política, liberais, sociais democratas, etc, devemos reconhecer que esse é um debate necessário.
    SE VAMOS DAR DIREITOS, DE ONDE VAMOS TIRÁ-LOS? E COM QUE RECURSOS VAMOS PAGA-LOS? Se isso não for estabelecido nosso povo vai seguir interminavelmente vendo nestes líderes a resposta. Populismo não é a solução, ele é o atalho pelo qual jogamos com paixões, ilusões e ideais do povo para prometer o impossível, aproveitando-se da miséria das pessoas deixando de fora toda a razão e a lógica na tomada de decisões. Joga com a necessidade, para simplesmente impor uma ditadura, joga com a necessidade do povo e isso foi algo que os gregos previram, e eles disseram: ” HÁ 3 TIPOS DE GOVERNO”,
    1- Onde há um governante, mandatário único, que se chama Monarquia e que pode virar ditadura;
    2-Outro onde governa um grupo que se chama Aristocracia e que pode virar oligarquia.
    3- E há a democracia onde todos governam que quando se degenera acaba numa demagogia, algo que todos nós conhecemos bem.
    Quando os gregos viram estas três formas de governo, se deram conta que a REPÚBLICA era a resposta, porque reúne essas três institucionalidades, o monarca na forma de Presidente, a aristocracia na forma de um parlamento e a democracia como veículo e via de comunicação. É por isso que a República anula os vícios de cada uma das três formas de governo, agrupando-as para formar a institucionalidade, que o populismo visa destruir. Acabemos com o populismo através da EDUCAÇÃO, mudanças surgem com o saber e acesso a informações. O que acontece quando passo a receber novos conhecimentos, formas de tecnologia e de comunicação e ao mesmo tempo não me educo? Fico sem ter prioridades claras!
    Nossas instituições governamentais não trocam ideias, a razão e a lógica perderam a importância que deveriam possuir, não há respeito pela discussão por deixar de fora as falácias, o raciocínio errado com aparência de verdadeiro . Nossos lideres populistas anulam toda a razão e toda lógica de seus argumentos aumentando a paixão de suas demagogias.
    Nós também temos que utilizar a paixão. Uma paixão pela educação, uma paixão pela troca de ideias, paixão pelo conhecimento, por querermos ser pessoas e indivíduos empoderados, porque outra coisa que o populismo faz é anular a dignidade das pessoas. Faz as pessoas se sentirem incapazes e sem dignidade, fomentando a ideia que elas que são incapazes de governar as suas próprias vidas e que eles é quem são os salvadores da nação. Faz elas pensarem que precisam de um líder para controlar absolutamente tudo e assim poderem seguir adiante.
    O POPULISMO AMA TANTO OS POBRES QUE OS MULTIPLICA, remedia a sua miséria para seguir recebendo um voto através de qualquer objeto material que naquele momento a pessoa necessita. QUAL É O DESAFIO? COMO FAZEMOS? Reforcemos a República, a resposta institucional que a nossa e as futuras geração precisam para não seguir nesse ciclo de pobreza. A admiração que se tem pelo Regime Cubano, pelo Regime Venezuelano é absurda, essa admiração não é seguida pela razão e nem pelo conhecimento, são muitos poucos que reconhecem que em Cuba um Engenheiro Civil prefere ser taxista. São muitos poucos que veem no Regime Chavista as atrocidades e as violações de direitos que estão sendo cometidas porque tudo que veem é: lá tem educação de graça, lá tem saúde de graça.
    Nada é de GRAÇA, tudo é pago com algum dinheiro, e quando não há institucionalidade é quando começa a CORRUPÇÃO, e quando ela começa todo um sistema perde suas virtudes e se degenera, infelizmente no Brasil a política segue a via populista seja ela de esquerda ou de direita, porque temos que reconhecer que o populismo está impregnado em todas as ideologias. O mecanismo que os populistas usam é seguir com esse discurso “você esta mal porque alguém esta bem”, e o que temos de resgatar é que TODOS podemos estar bem, que o fato de que uma pessoa acumula riquezas não impede a outra de acumular também, mas para isso precisamos de instituições. Necessitamos de segurança jurídica, precisamos de um Estado correto e acima de tudo precisamos resgatar as nossas instituições, o respeito e a admiração pelo debate de ideias.
    Um povo que não tem educação não vai exigir de seus políticos um debate com lógica e razão, com argumentos. Será facilmente manipulado através das paixões, como por exemplo dizer que sua qualidade de vida é baixa devido a exploração dos mais ricos, encubando e usando a frustração dos menos favorecidos. Hoje temos mais acesso a educação, temos a tecnologia como aliada, o conhecimento a um clique de distância, podemos debater ideias com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, temos as redes sociais, a facilidade de comunicação para expor e acabar com o Populismo pelo que ele é, uma postergação da pobreza e da ignorância.

    Curtir

    1. Esqueci, devo dizer que grande parte que escrevi é uma transcrição de um vídeo admirável, gravado em Zaragoza de 2014 de autoria de uma Guatemalteca chamada Glória Alvarez sobre populismo que deve levar o crédito.

      Curtir

  4. Antes de mais nada é preciso considerar que não aprovam o governo Dilma 90% da população, o que de per si comprova que não se tem apenas ricos contrários as escolhas do governo de turno
    Eu não entendi porque é que não se pode manifestar contra a corrupção, pela sua lógica ninguém poderia se manifestar por hospitais melhores, afinal quem é contra hospitais melhores, ou contra uma polícia mais eficiente, afinal quem seria contra uma polícia mais eficiente? Eu estava na manifestação, e estou preocupado com a institucionalização da corrupção, sim.
    Ninguém está atribuindo toda a corrupção ao PT, mas só aquela praticada pelo próprio PT enquanto governo, e convenhamos, é coisa pra caramba. Quanto aos outros partidos que estes sejam também investigados e paguem pelos seus crimes. Mas até você deve concordar que apenas quem faz parte da administração tem os poderes e os recursos para superfaturar obras públicas. Nenhuma oposição, em lugar nenhum do mundo tem capacidade de intervir ilegalmente numa obra licitada pelo governo de turno, só tem esse poder quem detêm a chave do cofre. Quanto ao que representa a camisa da seleção brasileira, esta é maior do que qualquer cartola e maior do qualquer entidade. Ademais essa sua tentativa de generalizar os manifestantes não funciona, pois a maioria estava sim de verde e amarelo, mas uma minoria com a camisa da seleção, e foi uma minoria muito pequena que tirou selfie com a policia.
    O anseio pelo impeachment não é apenas pela crise econômica, está esta apenas agravando a situação e levando os pobres, que são os que mais sofrem em períodos de inflação alta, a também procurarem as ruas.
    A falta de um tema especifico na manifestação só comprova a sua espontaneidade, coisa que a esquerda não consegue aceitar, pois essa só se manifesta com apoio sindical e com mortadela, e por isso tenta colocar a “culpa” pelas manifestações nos empresários e na “mídia golpista”.
    A questão meu caro é que estamos cansados da soma de incompetência e má-fé que tem no PT o seu expoente máximo, por ser o governo de turno. O meu desejo é que essas manifestações levem Dilma ao impeachment e quem vem depois, que venha com temor e tremor desse povo que não se acovardou, e que esse medo os leve a agir dentro da lei. Se não agirem, impeachmente de novo.

    Curtir

  5. Quero acabar com a corrupção independente de partido, o que vejo são pessoas querendo outro pais. Claro que tem cartazes contra Lula e Dilma, pois são os corruptos mais evidentes, porém, Cunha, Maluf, Collor, entre outros FDP, são alvos dos protestos, seria importante as pessoas acompanharem um protesto e falar o que acha. não acha, eu não sou partidário sou a favor de um pais livre de corrupção.

    Salve meu pais, minha mãe me disse que roubar é errado, um dos mandamentos de Deus é “Não roubaras”. No nosso pais quem rouba tem filhos virando milionários da noite para o dia, tendo diversos privilégios, contas recheadas de dólares, triplex, chácaras, entre outros, e saindo como herói.

    Não sei que valor vou ensinar para o meu filho.

    Curtir

      1. Os mesmos delatores que incriminam Lula e Dilma incriminam também o Cunha, se valem pra um deve valer para os outros. Quanto a Dilma é ainda pior, pois alem das denuncias de corrupção levantadas na lava-jato, existe o crime de responsabilidade, que ela cometeu quando usou dinheiro de bancos privados para forjar um superavit inexistente, isso é crime, previsto em lei e por isso também ela deve sofrer o impeachment.
        Uma curiosidade, considerando a sua premissa, de que Dilma, Lula e Cunha sejam apenas denunciados, como você mesmo diz, o fato de uma pessoa “levar uma vida de rei”(novamente considerando que tudo que ele possui tenha origem licita) seria um crime? Você entende que ser rico, mesmo que legalmente, e usufruir dessa riqueza como bem entender seja um crime?

        Curtir

  6. Se analisarmos bem a história a igualdade que um governo de esquerda proporciona a sociedade não é bem a que desejamos. Normalmente o que ocorre não é uma melhora de qualidade de vida da população mais pobre, mas sim a piora de qualidade de vida de toda população em geral.
    Não acredito que exista um partido hoje no Brasil que esteja livre da corrupção, mas temos que matar um leão por dia. Para derrubarmos o PT precisamos do apoio de outros partidos mesmo eles sendo corruptos, e quando isso ocorrer o PT se tornará oposição, posição na qual ele faz um excelente trabalho.
    Acredito que o Brasil necessita de uma reforma constitucional, pois nossa constituição foi feita para proteger a república de uma ditadura, mas esta sendo utilizada para proteger corruptos da justiça.

    Curtir

  7. Querem esconder a roubalheira dizendo que a oposição que está orquestrando tudo isso. Na verdade é o povo que não aguenta mais tanta roubalheira e corrupção. Todos nós sabemos que essa nomeação foi pra “proteger” o cara. Se engana quem pensa que o povo quer Aécio ou seu corrupto PSDB. Hoje está difícil apontar outro nome pra presidência porque só tem político ladrão e corrupto independente de partido político. Uma coisa é certa, desse jeito não pode ficar. Tinha muito pobre inclusive eu na manifestação e aposto que a turminha que fez protesto a favor do governo recebeu cinquentinha mais um lanche. O povo se vende fácil, qualquer bolsa família resolve

    Curtir

  8. Pergunto à todos os com visão “de esquerda” quanto progresso e houve e há em governos esquerdistas? Venezuela, Coréia do Norte, Cuba… são nações que maltratam seus cidadãos! Porque desejar isso?

    Afinal…

    QUANTOS NORTE-AMERICANOS VOCÊ VÊ FUGINDO PARA CUBA EM JANGADAS IMPROVISADAS ?

    QUANTOS SUL COREANOS VOCÊ VÊ TENTANDO CRUZAR A FRONTEIRA PARA A CORÉIA DO NORTE?

    QUANTOS BRASILEIROS SONHAM EM MUDAR-SE PARA VENEZUELA DESFRUTAR DO “ESTADO DE BEM ESTAR” POR LÁ PROPORCIONADO?

    NA ÉPOCA DO MURO, QUANTOS ALEMÃES OCIDENTAIS FORAM MORTOS EM BERLIM TENTANDO FUGIR PARA O LADO ORIENTAL?

    Democracia e capitalismo podem não ser perfeitos, mas ainda são o melhor sistema disponível. Sistemas democráticos e capitalistas são sim o maior veículo de redução da pobreza – vide os índices de IDH das nações com viés socialistas e das nações com viés capitalistas. O resultado esta aí para quem quiser.

    Curtir

      1. LUTA PELO SOCIALISMO PARA QUÊ? A LUTA DEVE SER PARA IGUALDADE DE DIREITOS E OBRIGAÇÕES E MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, COMEÇANDO COM O GOVERNO QUE DEVE BAIXAR OS IMPOSTOS E O JUROS, COISA QUE ESTÁ MATANDO O PAÍS.

        Curtir

  9. O erro do petista é achar que isso é algum tipo de disputa política! Eu, por exemplo acredito que o Aécio é outro que não merece assumir o poder, que provavelmente também está metido em muita sujeira e merece pagar por isso! Minha indignação com o PT são sua próprias cagadas. Sua incapacidade de levar esse governo até o fim de forma honesta e competente! Eu perdi a confiança no PT, nao acredito na idoneidade do partido! Somos bombardeados todos os dias com informações que mais e mais dinheiro foi desviado enquanto nas cidades o povo vai perdendo o emprego, morrendo nas macas e recebendo misérias! Até mesmo se o papa for o presidente em uma cena dessas eu iria marchar por sua saída!

    Curtir

  10. eita matéria cheia de pão com mortadela, voce deve ser um pt enrustido, não sou a favor de cunha, nem de psdb, nem tão pouco sou rico, sou pobre, trabalho para comer, não tenho emprego publico pra ficar pendurado, e tenho certeza, que mesmo com todos os outros corruptos, ninguem roubou mais que o pt, especialmente esse vagabundo do lula, que diga-se nunca trabalhou, conheço pessoas, que trabalharam com ele no tempo de sindicato ainda, e sempre foi vagabundo e traira. então, não venha com essa conversa mole que não cola mais cara, o pt é o esgoto da politica, existem mais corruptos com certeza, mas prenda-se todos, por que o pt deve permanecer, só porque existem outros corruptos, prendam estes, e tambem aqueles, simples. quanto a policia, ela taí pra aplicar a lei, eu nunca fui preso, nunca apanhei da policia, simplesmente porque obedeço as leis, agora os vagabundos do pt, querem fazer as proprias leis, que merda é essa??

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s