xuxa

Semana passada, mais precisamente no dia 5 de março, a apresentadora Xuxa postou uma foto em seu Facebook na qual aparece dentro do seu carro e do lado de fora aparecem três meninos negros segurando bolas de tênis que podem ser relacionadas ao trabalho no semáforo. Na legenda, Xuxa escreve: ‘Daivison, João e Pedro…meus novos amiguinhos ralando para conseguir um dindin’.

Se não nos aprofundarmos, a foto de Xuxa com os meninos parece normal, porém, se analisarmos, reconheceremos a ignorância da apresentadora.

Trabalho infantil é crime. Xuxa sorrindo ao lado dos meninos demonstra que ela não consegue entender que aquilo é o retrato da desigualdade social que se perpetua desde sempre. Crianças devem estudar e brincar. Naturalizar o trabalho de crianças em semáforos é gourmetizar a pobreza.

Enquanto aquelas crianças estavam trabalhando em um sol estonteante, onde estava Sasha? Muito provavelmente em um cômodo com ar-condicionado. Se trabalhar no semáforo é algo natural, por que Xuxa não coloca Sasha para “conseguir um dindin” também? Por que crianças brancas estão em ar-condicionado e crianças negras estão torrando no sol sobre o asfalto quente?

Xuxa não se importa com a pobreza daqueles meninos. Ela se promove pela miséria dos mesmos. Sua foto de nada ajudou, mas ela acha que fez muito. Tirou a foto e saiu para seguir com sua vida confortável, enquanto os meninos continuaram a trabalhar para, de novo, “conseguir um dindin”.

Curta a página do ‘Acerbo aos Domingos’ no Facebook.

. . . . .

Anúncios
Posted by:HERNANDES

Eu sou um protesto contra a insensibilidade.

4 replies on “A gourmetização da pobreza

  1. Sasha não tem nada a ver com isso. Teve a sorte da mãe dar uma condição espetacular para ela no seu modo de viver. Xuxa trabalhou e não me interessa como mas que ganhou dinheiro, ganhou. SE É FALSA CONTRA A SOCIEDADE DA POBREZA, aí meus amigos é outra história…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s