Vista com repúdio e frequentemente associada ao nazismo, a União Soviética foi vítima de um complô que tem como objetivo apagar seu papel histórico. Mesmo assim, a URSS continua sendo pioneira em várias áreas que nos são contempladas até hoje.

Direitos das mulheres

Em 1920, a União Soviética tornou-se o primeiro país do mundo a garantir às mulheres o direito ao aborto legal. Dois anos antes, em 1918, o Código da Família, promulgado pelos bolcheviques, havia instituído o casamento civil em substituição ao religioso e estabelecido o divórcio a pedido de qualquer um dos cônjuges. O governo que emergiu da Revolução comunista de 1917 também incentivou a educação feminina e encorajou as mulheres a assumirem os mesmos postos de trabalho que os homens pelos mesmos salários.

Os revolucionários acreditavam que numa sociedade socialista as mulheres poderiam se livrar das tarefas domésticas que, segundo Lênin, as impediam de participar da vida social e da política.

Legislação trabalhista

Graças à pressão que o comunismo exerceu sobre o capitalismo, hoje contamos com uma semana trabalhista de 5 dias, férias pagas de 2 a 4 semanas, licença maternidade, assistência de saúde, além de equipamentos de segurança para os operários, entre outros.

Segunda Guerra Mundial

Hoje associada ao nazismo, a URSS foi responsável pela investida ofensiva que derrotou as tropas de Hitler. Numa das reuniões de planejamento da Operação Barbarossa (o código nazista para a invasão da União Soviética), a Alemanha deixou claro seu objetivo: destruir a URSS e o socialismo. “Será a luta de duas visões de mundo”, disse Hitler.

Os portadores da suástica invadiram a URSS em 22 de junho de 1941, mas os soviéticas recuaram para o interior do país e utilizaram a prática de ‘terra arrasada’, queimando qualquer coisa que poderia ser usada para a subsistência dos alemães.

Com seu número de soldados reduzido pela falta de alimentos e água e com o inverno russo que já se mostrava presente, os alemães partiram para Stalingrado, onde encontraram um forte contra-ataque soviético que acuou as tropas nazistas.

Os alemães saíram da URSS e voltaram às pressas, derrotados, para Berlim, onde os soviéticos cercaram os nazistas e, com a vitória contundente da União Soviética, Hitler se suicidou.

O caminho anti-colonial

Enquanto o imperialismo alimentava a maquinaria industrial e capitalista, a URSS defendia a causa das colônias exploradas. Estendeu sua ajuda aos países que lutavam pela sua libertação e aos países que recentemente haviam conseguido sua independência. As inclinações soviéticas pela luta libertadora na Índia não são um segredo para ninguém, para um país pobre que lutava para se manter em pé, a ideologia socialista resultava naturalmente atrativa.

Descobrimentos científicos

Os soviéticos lançaram o primeiro satélite, logo enviaram o primeiro cachorro, o primeiro homem e a primeira mulher ao espaço. Também desenvolveram diversos desenhos televisivos. Para resumir, não havia um Tata Sky (sistema de difusão direta pelo satélite) se não fosse pela magia soviética. Além do mais, os soviéticos também tiveram o êxito de terem criado órgãos artificiais, o primeiro helicóptero, a xerografia e também o mais famoso e célebre fuzil AK-47.

Curta a página do ‘Acerbo aos Domingos’ no Facebook.

Anúncios
Posted by:Hernandes Matias Junior

Eu acordo cedo nos feriados. O vício da rotina não me permite acordar depois das nove, ao mesmo tempo que a TV me bombardeia sem tréguas com a programação da manhã e me causa sonolência, mas não tédio. Tédio é sentimento de pessoas que não têm inspiração, e isso é o que não me falta.

One thought on “O que a União Soviética nos deu

  1. Putz….caraca…quanta ignorância histórica…..kkkkkkkkk.
    Nem sei por onde começar…
    Vejamos:
    USSR e Alemanha Nazista foram aliados desde o princípio.Isto é fato.
    Stalin forneceu a Hitler petróleo e comida desde o começo da guerra.A polônia foi arrasada a leste por Stalin e a oeste por Hitler.
    Stalin confiscou os cereais de toda a Ucrânia,causando a morte por fome de 8 milhões de Ucranianos, no Holomodor .Hitler no holocausto matou 6 milhões de judeus.
    A divergência começa com o cunhado de Stalin, judeu,como grande parte de seu Estado Maior ,Lazar Kaoanovich .Hitler queria um empenho maior de Stalin na questão judaica , Stalin, neste meio tempo,ainda estava armando a USSR , e se recusou a deportar os judeus.Logo hitler encontra uma grande resistencia na Inglaterra e sofre sua primeira derrota, na batalha de Londres,onde os Sptfires derrotaram a Luftwaff.
    Stalin ajudou Hitler a conquistar o poder, ao proibir a aliança dos comunistas com os socialistas alemães. Em 1939, Stalin firmou com Hitler o pacto que desatou a Segunda Guerra Mundial. O PCF (Partido Comunista Francês) pediu ao ocupante alemão autorização oficial para distribuir “L’Humanité” desde junho de 1940. Nesse ano foi criado, com ajuda de trotskistas, o Movimento Nacional Revolucionário, que apostou a vitória total da Alemanha. Eles acreditavam na edificação de um “novo socialismo”, “sem judeus, maçons nem jesuítas”. Desorientado pelo ataque surpresa de Hitler à URSS, Stalin conduziu de maneira inepta a guerra contra o fascismo hitleriano. Só o heroísmo do povo e a ajuda do Ocidente salvaram esse país da escravidão.
    Tem mais: as conquistas espaciais de USSR e EUA só foram possíveis com a escravização de cientistas alemães pela USSR e cooptação dos mesmos pelos EUA.
    Aliás, a Alemanha está aí…capitalista e livre, Os EUA estão aí…capitalistas e livres, mas cadê a USSR????
    KKKKKK.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s