No segundo dia do ano, a torcida do Espanyol manifestou seu racismo no empate contra o Barcelona. O alvo foi Neymar, o capitão da seleção brasileira e um dos principais jogadores do time catalão. O triste episódio, no entanto, ganhou a indiferença do jogador brasileiro. “Não escutei os gritos. Não escuto coisas fora do campo. Só jogo futebol.”

Impossível não ter ouvido. Os gritos da torcida no Estádio Cornellà-El Prat foram transmitidos para o mundo todo. Os torcedores do Espanyol urravam quando Neymar pegava na bola chamando-o de macaco.

Em março de 2015, Neymar também foi vítima de racismo por parte da torcida do Espanyol, também no Estádio Cornellà-El Prat. Ou seja, um ano se passou e a barbaridade se repetiu. Naquela data, o jogador brasileiro decidiu se calar.

Neymar tem 54,5 milhões de fãs no Facebook, 39,8 milhões de seguidores no Instagram e mais 40,4 milhões no Twitter. A imprensa espanhola, a brasileira e o mundo todo esperavam uma postura firme vinda de uma pessoa com tamanha influência. Mas não aconteceu e o jogador voltou a se calar.

“Quero o Neymar se preocupando só com a bola, com o futebol. Ele é jogador, ponto final.” Isso foi o que Neymar Pai, a principal pessoa que administra a carreira de Neymar, disse sobre o acontecido.

Em 2009, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, quando foi perguntado se já havia sofrido racismo, Neymar respondeu: “Nunca. Nem dentro e nem fora de campo. Até porque eu não sou preto, né?”

Em 2014, o Barcelona foi eliminado da Liga dos Campeões e perdeu logo em seguida para o Granada, desta vez pelo Campeonato Espanhol. Quando os jogadores do time catalão saíam do estádio, torcedores do próprio time xingaram os atletas e para Neymar ficaram reservados os urros, imitando macacos. Novamente o jogador não se pronunciou.

“Pelé contribuiu para o racismo. O cara é o atleta do século, a figura mais popular do mundo e não usa isso para brigar por causas justas. (…) Se ele tivesse um pouco de noção ou sensibilidade, faria uma revolução neste caso [racismo]. Ele tem mais repercussão que líderes políticos e religiosos.” Essas foram as palavras que Paulo César Caju usou para cobrar uma postura de Pelé, outro negro influente que preferiu se calar a lutar contra o racismo.

Neymar é afrodescendente e seus cabelos crespos esticados artificialmente não o deixa esquecer disso. O jogador trilha o caminho para ser o novo Pelé. Infelizmente, até na indiferença e na disposição para deixar que estúpidos sigam com seu racismo.

Curta a página do ‘Acerbo aos Domingos’ no Facebook.

Anúncios
Posted by:HERNANDES

Eu sou um protesto contra a insensibilidade.

10 replies on “Neymar, o sabonete neutro

      1. Se não fosse para falar de futebol, você poderia muito bem não ter terminado seu “textinho”, fraco e com ênfase a um ÚNICO jogador, com esse final ilógico. Se você entendesse um pouco de futebol, saberia que esse esporte e o preconceito racial andam de mãos dados há muito tempo. Quem é Neymar, perto do que Daniel Alves já conquistou ? (Você sabe quem é Daniel Alves ? kkkk), Assim como o Neymar, o Daniel, que está a muito mais tempo na Espanha, sofre constantemente alguma injuria racial. Cadê seu texto sobre ele ? Não tem. Porque ? Porque o Neymar é o “famoso do momento”, e se você não aderir a um jogador modinha, ninguém irá ler o que você tentou impôr.

        P.S: se você fosse mais educado e mais inteligente, mais pessoas perderiam seu tempo (assim como eu perdi) em ler o que você tem a argumentar. Dedique-se aos estudos sobre determinada matéria, antes de postar algo que possa te prejudicar por ser taxado de ignorante.

        Abraços.

        Curtir

        1. Matheus, eu devo entender mais de futebol do que você pensa. E eu sei quem é Daniel Alves, mas e se eu não conhecesse? Sou obrigado a saber quem ele é? E sim, eu fiz o texto em relação ao Neymar e deixei claro o porquê: sua representatividade.
          Se não gostou do que leu, não volte mais. É tão simples.

          Curtir

  1. neimar (ou neiruim para nós paulistas) precisa jogar para esse montão de seguidores no brasil, ainda não mostrou nada por aqui!

    Bom, aqui é estrela e lá empregado, deve ser isso né!?

    Mula.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s