Me surpreendo todos os dias com o quanto o assunto “política” se infiltrou em nosso cotidiano. Antes um assunto considerado chato, a política por muito tempo foi pauta para conversa de pessoas mais velhas. Hoje, chato é quem não entende de política, não firma sua posição, não dialoga, não tem referência.

Sempre me interessei pela política, afinal, todos nós somos um pouco políticos. Mas de um tempo pra cá, não sei falar qual a data precisa, a política entrou na minha vida e me deixou instigado. Em tempos de esquerda contra direita, tudo muito polarizado, pesquisei em minha mente sobre minhas posições atuais e como elas se desenvolveram.

Nascemos num sistema já estabelecido e que nos cega. Do ponto de vista econômico, acreditamos ser normal algumas pessoas serem ricas e outras, pobres. Quando você para para analisar levando em consideração o contexto histórico, você se choca.

Me choca que numa mesma rua exista uma pessoa que teve várias oportunidades, que tem sua casa confortável, seu carro novo, seus filhos na universidade e uma família que viaja nas férias, e também uma pessoa que passa por dificuldades com seus filhos sem esperança de um futuro melhor.

Vivendo no Brasil, um país tão desigual, e portando uma vocação para a defesa dos direitos sociais, é impossível eu não ser socialista.

Em resumo, ser socialista é lutar por uma sociedade mais livre, mais justa, mais solidária, mais pacífica, tradicionalmente humanista, lutando contra todas as formas de injustiça e discriminação. É buscar a igualdade para todos, a ampliação de oportunidades e a emancipação dos indivíduos. Pela intolerância em relação à desigualdade e tolerância em relação à diversidade.

Me reconheço no socialismo pois me soa o melhor modelo social anotando três ideias que me parecem necessárias:

  • O princípio fundamental de que é ao Estado a obrigação de garantir o bem-estar comum;
  • A defesa de uma economia de mercado triangular, regulada institucionalmente, onde se funde a iniciativa privada, a iniciativa pública e a iniciativa social;
  • A preocupação progressista no desenvolvimento sustentável e a coesão social, respeitando sempre os direitos humanos.

Para a maioria das pessoas, o socialismo é um desastre que matou milhões no passado, mas elas não percebem que o capitalismo mata milhares todos os dias.

A desigualdade social me faz passar mal. Acredito que todos devemos ser iguais no número de oportunidades, no acesso à educação, à saúde e à justiça. Não sou egoísta, não consigo conviver com a exclusão, eu gosto de partilhar. Partilhar informação, comida, habitação faz com que me sinta mais humano. Só numa sociedade sem pobres poderemos ser felizes de verdade.

Curta a página do ‘Acerbo aos Domingos’ no Facebook.

Anúncios
Posted by:HERNANDES

Eu sou um protesto contra a insensibilidade.

51 replies on “É preciso ser socialista

  1. A começar o “belíssimo” texto – Leninista, Marxista, Bolivariano – sequer foi assinado. Pelo “andar da carruagem logo se vê quem vai lá dentro”.
    Bem, li os vários comentários abaixo, a maioria contra – Graças ao Divino – e alguns à favor. Quase tudo foi dito contra essa praga, denominada “socialismo”. Portanto, só
    quero lembrar ao “ilustre” blogueiro, que o maior país, disse o maior país do mundo são os Estados Unidos da América e não foi o socialismo, que fez dele, o que é.
    E, por favor, não cite, pequenas mazelas “americanas”, para denegri-lo, pois essas mazelas, não chegam aos pés das mazelas dos países, onde a – praga – do socialismo impera..

    Curtir

  2. Você se incomoda com quem tem oportunidades, mas não questiona o quanto se trabalha para ter estas oportunidades. Se tem alguém nasce com mais condições, significa que seus antepassados trabalharam bastante para que isso acontecesse. Ou você acha que todos são iguais ao Lula que consegue tranformar o filho catador de bosta de elefante no zoológico em mega-empresário do dia para a noite? Meu pai foi muito pobre na infância, cuidou de meus avós até que morressem e não teve oportunidade de cursar uma faculdade. Hoje, se tenho algum conforto, é devido ao trabalho dele, ao meu e aos valores que ele me passou – nada é de graça e é necessário trabalho duro para conseguir o que se quer. Trabalho desde os 16 anos, fiz cursinho e faculdade ao mesmo tempo em que trabalhava.

    Qualquer forma de coletivismo (como o socialismo) leva à miséria e ao totalitarismo – veja Cuba, Coréia do Norte, a grande maioria das nações africanas e a finada URSS.

    Sugiro que você leia o livro “O caminho da servidão” de Friedrich Hayek.

    Curtir

  3. Eu posso ser considerada rica se comparada a maioria da população brasileira. Me considero socialista porque eu queria que todos tivessem as oportunidades que eu tive, tenho e terei.

    Curtir

  4. É muito triste ler que os socialistas não gostam de trabalhar. Eu trabalho e pago minha faculdade e sei que a maioria que está sem trabalho não é por vontade própria e sim falta de oportunidade. É lastimável ler uma coisa dessas.

    Curtir

  5. Problema no sistema socialista é que as pessoas que tem o poder politico querem viver com as mordomias do sistema capitalista. olha o exemplo do lula. filha da puta assassino dessa massa que não consegue enxergar a um palmo de distancia. fazer o que se essas massas ignorantes são facilmente manipuladas por essa gente que não presta.

    Curtir

  6. Só o fato do Estado intervir na vida das pessoas já é um erro de pensamento! O Estado é opressor, e inibe a liberdade individual das pessoas! Vide a Petrobras que é controlada pelo Estado, um desastre total! Igualdade para as pessoas? Ai vem a pergunta as pessoas são iguais? Capacidade intelectual, esforço para conseguir um determinado objetivo? Ou seja o principio do socialismo é de que, quem rala pra caramba é super qualificado independente de sua origem, vai ter que ter a mesma coisa de quem não rala? De quem sequer corre atrás de seus objetivos? Ou seja o Estado tem que garantir e bancar essa diferença? Anarcocapitalismo é a solução para uma sociedade mais justa! Sem intervenção Estatal, e quem for competente que se estabeleça! Nada de ficar chorando migalhas e recorrendo ao Estado babá! Livre mercado para as pessoas poderem empreender! Nada que vem do Estado presta! O Estado nunca resolveu e não vai resolver os problemas da sociedade! Só pra resumir você pegar um jogador do nipe do Messi e Neymar, e eles tem que ganhar a mesma coisa que um jogador mediano? Mesmo Messi e Neymar sendo fora de série? Se o time do Barcelona fosse Socialista não seria esse sucesso!

    Curtir

  7. Ha 2 décadas na Alemanha já unificada, as pessoas de diversas classes e estilos de vida, vêm tendo um diálogo político de alto padrão, civilizado, múltiplo, e respeitado pela pessoa de idéias opostas. Pude observar que, através de palpites como os destes, nós brasileiros, que tanto nos achamos inferiores e atrasados, estamos dialogando, estamos nos polindo!!! – Obrigado Sr. HERDSHERDSHERDS

    Curtir

  8. “Socialismo X Capitalismo” Professor reprovou classe inteira !
    Publicado em 22/03/2013 por Wagner Bueno
    Professor Economia
    Professor Economia

    Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.

    Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.

    O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e, portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”.

    Depois de calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

    Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou.

    Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa.

    O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.”

    1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;
    2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;
    3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;
    4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;
    5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Tudo o que temos hoje é graças aí capitalismo.
    Gente querendo ganhar mais dinheiro desenvolve métodos melhores, novas tecnologias etc… Beneficiando por tabela todas as pessoas e o mundo todo. É só parar e ver, a grande parte das invenções foram pensadas em ganhar dinheiro. O capitalismo não, funciona e cria desigualdade por cauda do ESTADO, ele cria a desigualdade no sistema interferindo no capitalismo de livre mercado.
    Monopólios surgem por culpa do estado que beneficia certas empresas e grupos en conchavos e a chamada economia dos amigos do rei.
    Tente montar seu negócio e verá o quanto será roubado pelo estado. IMPOSTO É ROUBO. Porque eu não posso fazer um bolo e vende-lo em minha casa? Sendo que eu preciso de dinheiro e algumas pessoas vão querer meu bolo?!? Porque é crime o estado simplesmente proíbe isso pois assim ele não pode me roubar. Se eu for denunciado e pego serei preso pelo crime de tentar ganhar minha vida de maneira legítima.

    Curtir

  10. Não sou rico. Mas o socialismo é a desculpa fácil para quem não quer trabalhar duro, foi mais que provado que quando é instalado o socialismo, tudo para de funcionar, pois as pessoas não trabalham direito se não houver competitividade e se não for visado lucro. O capitalismo é muito mais que dinheiro, é a ordem de uma nação onde as pessoas podem conseguir trabalhar apenas em um setor, sem ter que ter um órgão gigantesco , burocrático e corrupto tentando controlar tudo junto.
    Mas é incrível como as pessoas não vêem que isso já foi tentado várias vezes, e não dá certo simplesmente porque é um sistema ruim, simples assim.

    Curtir

    1. A verdade é que com socialismo não teríamos alimento ou saúde, pois quem iria querer pegar no pesado para produzir o alimento ou estudar medicina por horas a fio, se qualquer um ganha a mesma quantia por não fazer nada.

      Curtir

    2. Capitalismo de livre comércio é a solução para pobreza.
      O estado é que atrasa e atrapalha tudo.
      Alguns exemplos disso.
      Porque um cidadão não pode colocar uma banca na sua casa e fazer suas trocas com outros que estão interessados no que ele produz!?!?
      Porque é crime!!! O estado simplesmente proíbe.
      Resultado um cidadão vai morrer de fome pois é ilegal ganhar seu dinheiro da forma que ele pode ou consegue.
      Salário mínimo gera desemprego e inflação!
      Se você recebe 500 reais e próximo mês o governo disse que o salário mínimo é 1000 isso quer dizer que todo mundo é obrigado a aceitar 1000 pra trabalhar e o patrão 1000 a pagar o que incide que uma pessoa despreparada e desqualificada dificilmente será empregada pois ela não “vale”ou não produz lucro ao seu empregador. Se você está desempregado você recebe 0 reais, acho que você concorda que 100 reais ė melhor que 0 não?!? Você pode alegar que isso criaria exploração mais não pois mais ofertas de empregos estariam disponíveis e você só se sujeita se quiser além di fato que um emprego mal remunerado é o primeiro passo depois com estudo e experiência o cidadão vai progredir . se salário mínimo é bom porque não por 10 mil reais? Você acha que o empregador vai deixar de lucrar vender sua casa ou carro para pagar seus funcionários?!? Nunca ele simplesmente repassa o prejuízo, demitindo pessoas ou aumentando o preço do seu produto.

      Curtir

    3. O princípio fundamental de que é ao Estado a obrigação de garantir o bem-estar comum; Sim, mas a que custo?
      A defesa de uma economia de mercado triangular, regulada institucionalmente, onde se funde a iniciativa privada, a iniciativa pública e a iniciativa social; Então os que trabalham ganham o dinheiro e divide com quem não produz nada?
      A preocupação progressista no desenvolvimento sustentável e a coesão social, respeitando sempre os direitos humanos. E onde estão os deveres do cidadão? Vamos ficar sentados esperando migalhas?
      Acho que é mais idiota quem acredita nessa bobagem de socialismo

      Curtir

  11. Eu te achei um cara inteligente por que tu pontua exatamente o que lhe parece ser bom no socialismo, o que não é muito comum. Via de regra socialistas simplesmente se julgam superiores aos demais e encerram a conversa por aí. Eu não discordo do socialismo, mas acho que a aplicabilidade o torna inviável. De qualquer forma, gostei do seu texto. É bom ver que existe pessoas pensando sobre suas escolhas, ao invés de adotar uma posição por influência externa.

    Curtir

    1. Capitalismo de livre comércio é a solução para pobreza.
      O estado é que atrasa e atrapalha tudo.
      Alguns exemplos disso.
      Porque um cidadão não pode colocar uma banca na sua casa e fazer suas trocas com outros que estão interessados no que ele produz!?!?
      Porque é crime!!! O estado simplesmente proíbe.
      Resultado um cidadão vai morrer de fome pois é ilegal ganhar seu dinheiro da forma que ele pode ou consegue.
      Salário mínimo gera desemprego e inflação!
      Se você recebe 500 reais e próximo mês o governo disse que o salário mínimo é 1000 isso quer dizer que todo mundo é obrigado a aceitar 1000 pra trabalhar e o patrão 1000 a pagar o que incide que uma pessoa despreparada e desqualificada dificilmente será empregada pois ela não “vale”ou não produz lucro ao seu empregador. Se você está desempregado você recebe 0 reais, acho que você concorda que 100 reais ė melhor que 0 não?!? Você pode alegar que isso criaria exploração mais não pois mais ofertas de empregos estariam disponíveis e você só se sujeita se quiser além di fato que um emprego mal remunerado é o primeiro passo depois com estudo e experiência o cidadão vai progredir . se salário mínimo é bom porque não por 10 mil reais? Você acha que o empregador vai deixar de lucrar vender sua casa ou carro para pagar seus funcionários?!? Nunca ele simplesmente repassa o prejuízo, demitindo pessoas ou aumentando o preço do seu produto.

      Curtir

  12. aaaaa vão capinar um pastos seus atoas de merda , pseudos pensadores, no fundo so querem mamata, são os q menos se esforçam nessa merda de brasil, vcs so sabem falar , e os q menos fazem , e so falam abobrinha , vcs tao precisando de uma enchada pra criar vergonha nessa cara….

    Curtir

    1. Esse pessoal acha que alguém vai se matar de estudar medicina ou trabalhar na produção de alimentos(acham que o leite vem da caixa e arroz do pacote) se o socialismo entrar em vigor e a gratificação for a mesma para todos.

      Curtir

  13. Analisar o dinheiro como simples dinheiro é a parte mais falha de todos os que defendem o socialismo como uma alternativa viável. Praticamente infantil.
    A questão não é, nunca foi, e nunca será dinheiro. A questão é poder.
    O dinheiro não é uma instituição por si só. O dinheiro é pura e simplesmente o instrumento de poder de uma instituição.
    O dinheiro tente a concentrar-se onde o poder se concentra.
    E você vem me dizer que a sua proposta é entregar todo o poder para o Estado?
    A distribuição de dinheiro é a distribuição de poder e o sistema capitalista é, de longe, o sistema mais igualitário em termos de poder. Não é a toa que vem dando certo há quase 300 anos, e também que marca o início da era moderna (a revolução burguesa).
    O que Marx propôs foi, na realidade, o regime de cooperativas e não um regime econômico de estado.
    Se você se considera erudito o suficiente para dar pitaco em como toda a humanidade deveria viver, você deveria considerar muito mais do que simplesmente o “humanismo” como motor de mudança. Não existe igualdade nem mesmo no socialismo pois não há distribuição de poder.
    Não é a toa que os historicamente os regimes nos quais os direitos do “humanismo” são mais desrespeitados são os regimes ditos “socialistas”. Vamos falar no português claro, os regimes mais genocidas são os socialistas.
    A partir do momento que a população abdica do poder perante diante do Estado, ela torna-se apenas massa de manobra: gado. Podendo morrer aos milhares e até milhões para o bem comum (do Estado). Tanto faz, né? Desde que não seja a SUA vida na reta.
    É só por causa do capitalismo que você tem o direito de escrever besteiras aqui no seu blog, pense nisso, camarada.
    E pense também o quão perigoso e preguiçoso é seu pensamento de que o dinheiro deveria acumular no seu bolso simplesmente porque você pensa como pensa.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Ótimo texto. O socialismo é demonizado pela maioria que não entende que o capitalismo só é bom pra quem tem empresa. Se você não tem, esse sistema não te ajuda em nada. Abraços e parabéns pelo blog.

    Curtir

  15. As pessoas, provavelmente em virtude de uma má-fé argumentativa, teimam em diminuir os valores socialistas por conta dos regimes totalitários que tivemos no passado. Aliás, implantar um sistema desse tipo em um cenário globalizado, em que a economia de mercado é a regra, revela-se simplesmente impossível. A nossa discussão, portanto, não deverá abordar a troca da capitalismo pelo comunismo ou socialismo, Trata-se, apenas e tão somente, de aplicar valores sociais ao contexto atual que vivemos. Acabar com operações financeiras especulativas e que não contribuam para financiar de fato as empresas produtivas. Tributar mais o rico e menos o pobre, fazendo valer o princípio tributário da progressividade. Tributar a herança, deixando de privilegiar a sucessão da riqueza para quem não fez nada para conquistá-la. Tratar os iguais igualmente, e os desiguais na medida da desigualdade. Esses são apenas alguns exemplos dos pontos que deveriam ser objeto de discussão, e não Mao ou a URSS. Vamos elevar o debate, por favor.

    Curtir

    1. Tributar a herança para deixar de privilegiar a sucessão da riqueza para quem não fez nada? Desde quando o Estado é merecedor da riqueza alheia? quem decide onde vai a riqueza adquirida cabe apenas aquele que conquistou e não ao Estado decidir, até porque ele não merece essa riqueza. E “tratar os iguais igualmente, e os iguais na medida da desigualdade” se chama preconceito.

      Curtir

  16. O discurso socialista é muito bonito, principalmente graças à teoria crítica de Frankfurt onde deixaram de lado o conflito de classes para o conflito entre opressores e oprimidos. Mas estamos falando de humanos e sempre há espécimes que vão fazer de tudo pelo poder e controle.

    No socialismo/comunismo é o único sistema que nivela o humano por baixo, além de ser o mais propenso à ditaduras e genocídio. Procure pelo massacre de Holodomor na Ucrânia graças à Stalin na URSS. Tu achas que Hitler foi um genocida? Busque a história de Stalin, Mao Tsé Tung, entre tantos outros ditadores com o viés comunista/fascista.

    Sim, eu os comparo pois ambos se amparam na idéia de que é “o Estado tem de controlar tudo”. O Socialismo e o Fascismo nivelam o humano por baixo e não permitem que haja a individualidade (não confundir com individualismo). E outra, sempre haverá uma parcela da sociedade que pagará pelo luxo de outra parcela. Não existe almoço grátis e as pessoas aos poucos estão percebendo como isso funciona na prática.

    O Capitalismo é ruim? Depende. Toda empresa que busca destruir outra empresa e impede a livre concorrência já saiu há muito tempo do capitalismo. Tudo pela empresa, nada contra a empresa. Se formos trocar o termo “empresa” por “Estado”, soa muito parecido, não? A esse tipo de entidade damos o termo metacapitalista. O capitalismo, em sua essência, não é mal, posto que é o único sistema que dá muitas oportunidades e que dá ao indivíduo ferramentas para que ele se esforce, seja empreendedor e consiga superar uma situação de pobreza e dar a outros a mesma chance para se erguerem financeiramente para, num devir, conseguir criar os próprios meios de gerar riquezas.

    A título de curiosidade, busque O Livro Negro do Capitalismo e O Livro Negro do Comunismo. Você vai perceber que o segundo é maior e mais pesado que o primeiro. Só isso já diz muita coisa, não.

    Além disso, há uma coisa que tem que ser endossada, sim: a caridade. Se você for pegar os EUA, por exemplo, as empresas que não fazem doações para entidades locais são mal vistas pela sociedade e a mesma passa a boicotá-las. O próprio povo se encarrega dessa auto-regulação. Contudo, no final, o problema é o ser humano conforme citado acima. Se a própria raça humana não perceber que o esforço do trabalho liberta, que na caridade e no amor ao próximo se dá a oportunidade a outro e que esse outro se esforçar para merecer essa oportunidade, ela continuará nessa treva a qual nos encontramos.

    Curtir

  17. Gostaria de deixar algumas ideias que talvez pudessem enriquecer esse debate.

    Bases ideológicas do capitalismo: Propriedade privada e trabalho. Propriedade privada significa o respeito aquilo que está na posse do outro, já trabalho significa que tudo que se adquire é feito através de um contrato, ou seja, uma troca de bens e serviços entre as pessoas em um lugar que todo mundo vende alguma coisa e compra alguma coisa( oferta e demanda no mercado).

    Se isso fosse seguido à risca, não existiria conflito social ou qualquer conceito mora de injustiça. Quem trabalharia mais ganharia mais, quem trabalharia menos ganharia menos, se eu fizesse algo que o outro gostasse, eu trocaria com ele por algo que ele fizesse e que eu gostasse – isso é mais ou menos o mundo de hoje, salvo a corrupção e a demagogia privada e Estatal, pois tanto existem empresários muito ricos como pessoas de classe baixa que acham que podem se beneficiar às custas da depreciação alheia.

    Já o socialismo não prega essa ideia de respeito e individualismo material do próximo. Pela ideologia socialista pura, alguém que fica o dia inteiro na praia pegando sol deveria ganhar a mesma coisa que alguém que ficou trabalhando 12 horas em uma siderúrgica. Esse é o principio da repartição da riqueza. Dar para aqueles que não merecem uma quantidade monetária para poder diminuir a desigualdade monetária social. O socialismo não vê ou procura saber se essa pessoa “merece” ou “não merece” – aquele que socialmente merece é aquele que conquista a riqueza pelo trabalho -, ele simplesmente acha que essa repartição vai ser a solução do problema do mundo, mas na verdade cria o conflito social, não é a toa que esse sistema não é prático.

    O problema hoje é que dentro do sistema capitalista existem pessoas – isso vai de cada um – que acham que podem se beneficiar as custas dos outros. Quando digo isso, falo do empresario que paga a um juiz para sentenciar a favor dele; falo de uma pessoa de renda baixa que furta o outro e falo também do servidor público que recebe propina para mudar alguns documentos.

    Se o sistema de hoje não funciona, ele não funciona por causa dessas pessoas e não por causa do modo ideológico por trás.

    Curtir

  18. Os indios são socialistas porque não se junta a eles?
    O sistema é desigual porq o capital tende a tornar-se patriarcal, a corromper-se, e tornar a ser livre, é a natureza humana.
    O socialismo é inviável, impossível, não há como dar chances iguais, não há como, mesmo q por um momento você distribuísse a renda de todo mundo de forma igualitária, um fanfarrão e um empresário no segundo dia já estariam em desigualdade, um gastou com bebida o outro fez a bebida. É simples, você quer acreditar que a natureza do homem é boa e a vida é injusta pelo sistema, mas a vida é injusta porque é injusta, e o homem é mal porq essa é a natureza, e quando ele consegue superar as adversidades ele entra na estagnação.

    Curtir

  19. Infelizmente sistemas socialistas tendem a virar totalitários, quando se compromete a assistencialismos sem limites, além do Estado crescer sem controle, quem trabalha, e no caso quem paga por isso, acaba desistindo pois vê seu dinheiro indo embora sustentando quem não trabalha e como consequência este precisará, também, de assistência estatal, o roda não para nunca até chegar no totalitarianismo onde o povo vira refém do estado e a sociedade se dividirá em 2 grupos, um seria os parlamentares junto com os membros do partido e o outro são os proletários, que no caso seria apenas escravos. Acredito em políticas socialistas, mas socialismo em si, com o tempo, é prejudicial. Não sou eu que diz isso, é a história

    Curtir

    1. Cara, Parabéns! Você conseguiu escrever um comentário com rara felicidade. Concordo com tudo que você escreveu. O socialismo tem idéias espetaculares, porém não se sustentam. É realmente triste ver o tamanho da desigualdade social que o capitalismo produz, mas com certeza a história nos mostra que o socialismo não é a melhor saída. Espero que alguma mente brilhante consiga pensar em um novo sistema de governo que nos tire dessa situação.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s