O Facebook é a rede social onde mais se encontram conhecidos. Parentes, amigos, colegas, pessoas que não vemos há muito tempo. É também a rede social que mais deixa claro os diferentes posicionamentos políticos de pessoas que estão próximas entre si. Com isso, todos nós já desfizemos amizades com pessoas que até então gostávamos, mas por causa de opiniões que nos oprimem, resolvemos excluir da nossa vida virtual.

Um novo estudo publicado no Journal of Communication, chamado “I Don’t Like You Anymore”, sugere que unfriendings que são motivadas politicamente são um “novo tipo de gesto político”.

Testando essa teoria, Nicholas John, da Universidade Hebraica de Jerusalém e Shira Dvir-Gvirsman, da Universidade de Tel Aviv, realizaram uma pesquisa on-line entre os usuários israelenses judeus do Facebook – apenas 10 dias após o cessar-fogo do conflito Israel-Gaza em 26 de agosto de 2014. A pesquisa incluiu os resultados de 1.103 entrevistados e contatou que 16% dos participantes do estudo desfizeram amizade com um amigo com base em comentários políticos.

“As pessoas desfazem amizades com outras que têm diferentes pontos de vista políticos para com o deles”, John disse ao PsyPost. “Estes resultados sugerem que as pessoas com maior probabilidade de desfazer amizades no Facebook são mais jovens, mais politicamente ativos, mais ativos na web, tem muitos de amigos no Facebook, e têm visões políticas mais extremas – estas são pessoas importantes em discussões on-line.”

Desfazer uma amizade no Facebook faz sentido porque aquele espaço é seu e você não quer alguém espalhando ódio, compartilhando ignorância e dando força ao conservadorismo ali, pois isso já basta na vida real. Por outro lado, excluir todas as pessoas que têm um posicionamento contrário ao seu pode tornar sua timeline uma câmara de eco, onde amigos com os mesmos pontos de vista de você repetem-se e apoiam-se mutuamente.

Anúncios
Posted by:HERNANDES

Eu sou um protesto contra a insensibilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s