Clodovil Hernandes foi um estilista, ator, apresentador de televisão e político brasileiro. Deputado federal eleito por São Paulo, Clodovil era o único homossexual assumido na Câmara, porém nunca defendeu as causas do movimento GLBT.

Mesmo sendo gay, Clodovil era um conservador ferrenho. Seu posicionamento reacionário é evidenciado em diversas frases que confirmam sua homofobia interior. Diversas críticas à comunidade GLBT, ao casamento gay e um show de demonstração de falta de empatia para com pessoas mais vulneráveis aos opressores. Com todo seu perfil de extrema-direita, Clodovil passou a ser visto pelos religiosos, homofóbicos e conservadores como um “gay exemplar”, na qual todos os homossexuais deveriam se espelhar. Seu desserviço vive até hoje e é possível ler e ouvir diversos comentários comparando Clodovil a outros homossexuais que lutam pelos direitos dos GLBT’s, como Jean Wyllys, tudo de forma bem leviana, nada surpreendente vindo de pessoas com espírito de porco.

Abaixo algumas frases de Clodovil:

1 – “Não sei o porquê de toda essa luta para aprovar o quê (casamento gay), se nós somos filhos de heterossexuais…”

Existem muitas pessoas que até aceitam a homossexualidade, mas, para elas, família continua sendo uma instituição constituída exclusivamente de um homem, uma mulher e filhos. A luta, que foi conquistada, pela aprovação do casamento gay, nada mais é do que uma busca por direitos iguais. Se um homem decide se casar com outro, isso é problema deles. Nós todos viemos de uma relação entre um homem e uma mulher, mas isso não quer dizer que uma família seja só isso. Se há amor, é uma família.

2 – “Eu não tenho orgulho nenhum de ser gay. Eu tenho orgulho de ser quem eu sou.”

Enquanto o mundo mata gays diariamente apenas por serem gays, Clodovil, visto o posto em que se encontrava, não aproveitou a oportunidade de humanizar a si mesmo e a todos os homossexuais, muito pelo contrário. Ter orgulho de uma coisa, como ser gay ou negro, é um ato de luta contra a opressão. É por isso que existem camisetas “100% negro” e não existem camisetas “100% branco”. Da mesma forma, é irracional uma data chamada “Dia do Orgulho Hétero”. Você tem orgulho de ser quem você é, e você é gay.

3 – “Eu optei por me espelhar num Leonardo da Vinci, e não num travesti de rua, que se veste de mulher e se prostitui.”

Uma total ignorância em relação a orientação sexual. Travestis são pessoas que não se reconhecem em nenhum dos dois gêneros homem e mulher e sim em um terceiro gênero, em um não-gênero ou a mistura dos dois. As travestis sofrem muito mais preconceito que gays e lésbicas e detêm de uma expectativa de vida de pouco mais de 30 anos. Sem oportunidades, muitas delas se veem obrigadas a vender seu próprio corpo. É preciso ser muito idiota para fazer piada com prostituição.

4 – “Falta a nós brasileiros ‘bater o pé’ pela cultura, pela educação, enfim, por coisas que são mais importantes do que uma atitude de vida que não nos condena em nada. Nós só prestamos contas a Deus; a mais ninguém.”

Clodovil se refere nesta frase à homofobia como apenas uma ilusão, um sentimento de perseguição dos homossexuais, uma coisa não digna de luta. Sim, enquanto gays morrem diariamente e outros são discriminados freneticamente, Clodovil acha que a homossexualidade não interfere na vida de uma pessoa. Infelizmente, é uma cruz que se carrega. Por outro lado, ninguém morre por ser hétero.

5 – “Com certeza, vocês me convenceram a não participar dessa parada gay, pois eu sou a favor da família.”

Muitas pessoas veem o movimento GLBT como algo que tem como objetivo a “destruição de instituições religiosas, dos valores morais e da família”. GLBT’s lutam contra o caráter exclusivo que alguns valores tem em relação aos não-héteros. Ninguém quer destruir família alguma, muito pelo contrário, todos queremos uma.

Curta a página do ‘Acerbo aos Domingos’ no Facebook.

Anúncios
Posted by:HERNANDES

Eu sou um protesto contra a insensibilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s