Diferente do que a maioria das pessoas acham, não é o dicionário quem diz quem somos e como devemos ser tratados. Nós é que decidimos isto e o dicionário apenas retrata nossa decisão. Para o dicionário, travesti é homem que usa roupas femininas, e travesti é substantivo masculino. O dicionário é um arquivo registrado em certo momento na história, mas a língua é um organismo em constante mutação e, novamente, a língua pertence aos seus falantes e não a um instantâneo escrito.

Cis é prefixo latino, abreviação para cisgênero, significa ‘do mesmo lado’. A pessoa cis é aquela que reivindica ter o mesmo gênero que o que lhe registraram quando ela nasceu.

Uma pessoa que nasceu mulher, foi registrada mulher e se reivindica mulher, é uma mulher cis. Da mesma forma, uma pessoa que nasceu homem, foi registrado homem e se reivindica homem, é um homem cis. Neste caso, em nenhum momento é levado em consideração condição sexual, genitália, ou algo do tipo.

Trans também é prefixo do latim e significa ‘além de’, também é usado por muitas pessoas como abreviação para transexual e por outras para transgênero.

Uma pessoa trans é aquela que se reivindica com um gênero diferente do que lhe registraram. Por exemplo, uma pessoa que nasceu e foi registrada homem mas se reconhece mulher. Diferente do que muitos acham, não é necessário a cirurgia de mudança de sexo para alguém ser trans. Para uma pessoa ser trans, basta ela se reconhecer em outro gênero.

Travestis são pessoas que não se reconhecem em nenhum dos dois gêneros homem e mulher e sim em um terceiro gênero, em um não-gênero ou a mistura dos dois, homem e mulher. Não importa a roupa. Uma pessoa travesti será travesti usando calça, vestido, saia, etc. Não é a roupa quem define o gênero de alguém. Mesmo se considerando um terceiro gênero, o travesti reivindica ser tratado no feminino.

Não é necessário cirurgia de mudança de sexo para ser trans, nem usar roupas de outro gênero para ser travesti. O que importa é se reconhecer. Não é a genitália muito menos a vestimenta que define o que somos. Isso quem decide somos nós.

Curta a página do ‘Acerbo aos Domingos’ no Facebook.

Anúncios
Posted by:Hernandes Matias Junior

Eu acordo cedo nos feriados. O vício da rotina não me permite acordar depois das nove, ao mesmo tempo que a TV me bombardeia sem tréguas com a programação da manhã e me causa sonolência, mas não tédio. Tédio é sentimento de pessoas que não têm inspiração, e isso é o que não me falta.

3 replies on “Cis, Trans e Travesti: o que significa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s