Durante treinamentos em Portugal, os atletas da ginástica artística brasileira Arthur Nory, 21, Fellipe Arakawa, 21, e Henrique Flores, 24, publicaram um vídeo no snapchat fazendo piadas de alto teor racista, provocando Angelo Assumpção, outro atleta brasileiro: “Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca. Quando ele estraga é de que cor?”, pergunta Nory, que ouve “Preto!”, como resposta. “O saquinho do supermercado é branco. E o do lixo? É preto!”.

Após o vazamento do vídeo, a Confederação Brasileira de Ginástica não fez vista grossa, não fingiu que nada aconteceu e encarou a situação de frente. Os atletas foram suspensos preventivamente por 30 dias e ficarão sem receber bolsas, incentivos financeiros e sem competir até que saia a decisão final.

A CBG fez o que a CBF deveria fazer: punir os agressores e não culpar a vítima. O que aconteceu com o goleiro Aranha que foi chamado de “macaco” em Porto Alegre não foi sensacionalismo. Patrícia Moreira cometeu um ato racista, foi flagrada e deveria ser mais punida, sim. Não tem essa de “no estádio pode” e “é para desestabilizar o adversário”. É racismo e pronto.

Os atletas da ginástica que cometeram o crime são amigos de Ângelo. Se foi por brincadeira, foi uma brincadeira de mal gosto. Essas brincadeiras sobre a cor da pele, o cabelo, os lábios, podem não parecer nada para quem é branco, mas para quem é negro, isso dói, machuca.

A questão não é se os atletas são racistas de verdade. A questão é que o ato foi racista e merece punição. E só com uma punição dura é que o racismo vai cessar, seja no ambiente esportivo ou em qualquer outro. Racismo não é brincadeira e não pode ser praticado em nenhum lugar, seja na sua casa, na rua, no estádio ou na quadra. Parabéns à Confederação Brasileira de Ginástica.

Anúncios
Posted by:HERNANDES

Meu corpo conta uma história da qual ninguém conhece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s