* * Este texto é uma obra altamente irônica * *

Eu não aguento mais tanto preconceito contra nós brancos. Desde os primórdios nós sofremos apenas por termos pouca melanina. Só quem é branco sabe o que é isso, a gente mata um leão por dia.

Lembro quando eu era criança e era chamado de branquelão fedorento, um trauma que eu carrego comigo até hoje. E quando os negros ofendiam o meu cabelo liso então? Eu ainda fico muito inseguro com meu cabelo por ser liso, me deprime as piadinhas sobre ele.

Um dia eu estava saindo do supermercado e quando estava tentando abrir o carro veio um policial negro já me mandando colocar as mãos na cabeça, achando que eu estava tentando roubar. E quantas vezes eu já fui parado em blitz por “atitude suspeita” só por ser branco!? Além de tudo, tive que escutar dos policiais “o que um brancão feito você tá fazendo em um carro assim?”.

Eu também não aguento pessoas negras que trocam de calçada só para não passarem perto de mim, porque sou branco e o branco é associado ao crime. Mesmo eu sendo um pai de família, as pessoas sempre associam a cor da minha pele a bandidagem.

Um dia estávamos minha mulher, meu filho e eu no shopping. Fui ao banheiro e meu filho ficou na porta de uma loja onde minha mulher estava. Quando eu estava voltando do banheiro, presenciei a cena mais horrível da minha vida: a vendedora negra batendo palmas dizendo para meu filho “ô branquinho, sai daqui que não pode vender nada na porta da loja, não”.

Tive muita dificuldade em arrumar emprego. Sempre que leio o requisito “boa aparência”, eu sei que o branco ali não tem vez, porque sempre terá um negro alto e forte concorrendo a vaga, e todos nós sabemos qual será a escolha do empregador. Não dá para competir com um negro alto e forte.

Na faculdade todos duvidam da minha capacidade, porque para eles branco só serve para ser gari, faxineiro ou segurança. Nós brancos somos obrigados a provar todos os dias que somos tão capazes quanto os negros privilegiados e filhinhos de papai.

As pessoas negras não querem perder seu privilégio. Num debate na faculdade, a maioria deles se dizia contra as cotas raciais para nós brancos, porque “as cotas raciais para brancos são racismo”. Isso mesmo, numa sala de 60 pessoas, 58 são negras e apenas eu e meu colega somos brancos, e isso ninguém vê. Também somos obrigados a ouvir que “sou contra as cotas raciais, todos tem condições”, e esta frase na maioria das vezes é dita por um negro filhinho de papai que estudou a vida inteira em escola particular.

O Brasil é um país muito racista. Quantos médicos brancos, advogados brancos, engenheiros brancos você conhece? Pouquíssimos! Basta ver os números e reparar que os piores índices são de nós brancos.

Ser branco é muito difícil, cada dia que passa é uma vitória. Mas mesmo assim tenho a esperança de que um dia seremos reconhecidos e respeitados. Sonho com o dia em que todos perceberão que a cor da pele não quer dizer nada, e que todos somos iguais, mesmo sendo diferentes.

Curta a página do ‘Acerbo aos Domingos’ no Facebook.

Posted by:HERNANDES

Eu sou um protesto contra a insensibilidade.

26 replies on “Sou branco e sofro preconceito (ou o quão ridículo é o racismo reverso)

  1. Ninguém lembra do preconceito contra o deficiente, contra o obeso, anões, albinos, aidéticos, leprosos. O preconceito existe em todos os seguimentos e achar que só os negros sofrem racismo é ignorância. Entendo que os negros sofrem mais com o racismo, porém não são os únicos. Não adianta falar que tem mais brancos na universidade e mais negros na cadeia. A maior parte das pessoas que conheço que desistiram dos estudos são negros e a maior parte dos que entraram para o crime e perderam suas vidas também. Na universidade as provas são as mesmas para todos, aliás, existe até cota para negros.
    O racismo hoje tem se tornado desculpa, pra muitos que não buscaram crescer dignamente. Entendo que muita gente sofreu, mas tem gente que põe a culpa de seu próprios fracassos no racismo.

    Curtir

  2. so pq a pessoa é branca dos olhos azuis ela nao sofre nenhum tipo de preconceito ? ou so pq a pessoa é negra a lta dela contra o preconceito é maior que a do branco? patetico , em vez de lutar contra o preconceito em geral, vc diminui os brancos que ja sofreram qualquer tipo de preconceito, ate pq branco é privilegiado ne? nasceu branco, ele nao pode reclamar, já eu, nasci negro, tenho o direito de reclamar do preconceito que eu sofro.

    Curtir

      1. Nós sofremos preconceito também, e muito. Principalmente as de pele pálida,cabelos loiros,e olhos claros. Se você olhar melhor, o preconceito racial inverso também está presente. Ao invés de combater apenas o preconceito com negros,deveria-se combater ambos,o geral. Tanto negros quanto brancos sofrem sim,e isso deve ser combatido

        Curtir

      2. Sempre fui chamada na escola primária de branquela, leite azedo, etc. Eu sofria bulling por ser loira e muita branca numa escolha de maioria significativa de morenos e negros.

        Curtir

    1. Cara eu não entendo muito sobre racismo , a não ser o que me ensinaram na escola que hoje é mentira “Falando de História – eu aos meu 10 anos de idade cheguei em casa após ter uma aula na escola que diz eram que os brancos aviam matados todos os índios lembro me de ter ficado com vergonha na sala de aula por ser branco ,cheguei em casa e fui perguntar ao meu avô .”filho de mãe branca com pai índio”
      -Vô é verdade que os brancos matarão todos os índios ?
      Meu Vô respondeu !!!
      -Não é mentira se isso fosse verdade eu não teria nascido nem teu bisavô teria morrido de velho.
      Vamos falar de mim :
      Já falei de meu avô agora vamos falar de mim ,cara no meu bairro tive apelido de macarrão, leite ,fantasma ,Gasparzinho ,creme de leite e eu nunca liguei pra isso primeiro que eu reparei que isso só acontecia quando eu conhecia uma menina nova que depois de sair algumas vezes passava a virar namoro ,comecei a selecionar melhor meus amigos pois ninguém é deve ser amigo de quem não lhe respeita ,os maus amigos começarão a me ignorar passei a dar mais valor aos amigos que ficarão do meu lado eu cresci os maus amigos desaparecerão de minha vida só ficarão os bons eu acho que é assim que se trata esta situação.

      Curtir

  3. Texto Patetico de alquem que so tem dois neuronios, so isto pode explicar a essa dicotimia ou pior nmaniqeuismo (onde um lado é sempre bom e outro sempre ruim) de um reducionismo e generalizações pateticas onde esse o negro é sempre probrezinho oprimido desdentes de escravos e todo Branco é rico opressor descendentes de donos de escravos, Ou é um completo imbecil ou mal intencionado, ia mandar estudar historia, pra saber qeu os negros participaram ativamente na escravidão inclusive escravizado 1,5 milhões de brancos que eram vendidos aos paises islamico, que varios negros eram senhores de escavos inclusive o psedo-heroi que era dono de dezenas de escavos em palmares e por ai vai e nao doutrimento ideoligico de esqueridnha. mas depois que vi em outro texto lambendo o rabo dos PTralhas vi que o caso é mal intencionamento mesmo, não passa de um MAVzinho mamando nas tetas do dinheiro publico fartamente distribuidos aos sites capachões !!

    Curtir

    1. Falou tudo, infelizmente esse 12 anos de governo PTralha destruiu a mente de uma ou duas gerações de brasileiros que nao sabe mais de historia e acreditam nas bosta que doutrinadores (que fingem ser professores) defecam dentro da cabeça depois te terem jogado o cerebro deles no lixo !!

      Curtir

    2. Meu Deus, por que tudo é culpa dos “PTralhas”? Jesus! E quem me dera receber 70 mil por mês pra escrever um blog, quem me dera. O texto é sobre as pessoas brancas que falam que sofrem preconceito. Fiz uma inversão de papéis para todos verem o quão ridículo isto é. Só isso. Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Adorei o texto . E fico pasma com um monte de groselha que leio. Não é o seu texto que apenas que diz são os jornais , as revistas a mídia. Basta parar e observar . Estudo Serviço Social em uma faculdade privada com aproximadamente 30 alunos ( final do curso kk)e apenas 03 são negros. Ao ler os comentários fiquei me perguntando , já que as palavras escritas são balelas , não são verdadeiras e vc que escreveu o texto não conhece nada de história porque tanto incomodo ?

        Curtir

    3. Patético é vc. Quem escravizou os brancos foram os ÁRABES, na altura em que dominavam o norte da África, período em que os negros haviam sido escorraçados de lá. E daí que negros se escravizavam, frasezinha típica pra tentar amenizar os erros do passados.

      Curtir

  4. Gostei muito da ironia do texto. Sempre me pergunto o que se passa na cabeça de uma pessoa branca que acha que ela sofre preconceito pela cor de sua pele. Acho um auto-centrismo enorme pensar que o branco sofre preconceito num país onde o negro é posto abaixo de sapato todos os dias.

    Curtir

    1. Provavelmente deve passar o mesmo que héteros que dizem sofrer heterofobia. Como trans já sofri LGBTfobia, mas como branca não me lembro de ter sido mal tratada por ser branca, pelo contrário sempre percebi que me tratavam melhor do que minha prirmã(prima+irmã) negra, por tias(os). Atitude ridícula, não??!!

      Curtir

Deixe um comentário

