O agricultor Pepe Mujica deixa hoje a presidência do Uruguai com popularidade de celebridade. Com sua simplicidade, o velhinho simpático de 80 anos teve sensibilidade para fazer as mudanças necessárias no país sul-americano que até então era um figurante no cenário internacional.

Mujica se tornou presidente do Uruguai em 2010 e desde o início rejeitou os benefícios da presidência. Ele vive em uma casa de apenas um quarto na fazenda de sua esposa e dirige um fusca de 1978. Além disso, Mujica doa 90% do seu salário para a caridade, e vive com os outros 10% com tranquilidade, colocando-se no mesmo patamar de renda que um cidadão uruguaio comum.

Em 2013, Mujica assinou a lei da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, transformando o Uruguai no segundo país da América Latina a realizar tal feito. Segundo o mesmo, legalizar o casamento gay é aceitar a realidade. “O relacionamento homossexual existe desde que o mundo é mundo. Júlio Cesar, Alexandre, O Grande…”.

Seu governo foi o responsável pela pioneira legalização da maconha no Uruguai. Já que as leis não estavam funcionando, Mujica pensou “por que não tentar coisas diferentes?”. Então o Uruguai se tornou o primeiro país a regular legalmente a produção, venda e consumo de maconha. A lei permite que indivíduos cultivem certo montante por ano e o governo controla o preço da maconha vendido nas farmácias. O experimento ecoou pelo mundo como uma forma moderna de se combater o tráfico.

Mujica apoiou a legalização do aborto, mais uma vez de forma pioneira na América do Sul. Pepe teve sensibilidade para fazer sua população enxergar a necessidade de se proteger as mulheres, e que mesmo que a lei fosse contra, as mulheres abortariam da mesma forma, e se elas vão fazer isto, que façam de uma forma correta.

Em seu governo ele tem focado na redistribuição da riqueza nacional, diminuindo o índice de pobreza de 37% para 11%, e as expectativas são que continue diminuindo. As políticas de redistribuição de seu governo incluem estabelecer os preços em bens essenciais como leite, por exemplo, e o fornecimento de computadores e educação para todas as crianças, de graça.

Por feitos pioneiros, Mujica talvez seja a maior representação da esquerda na América do Sul. Neste domingo, passa a faixa de presidente para seu aliado Tabaré Vázquez, mas o queridinho do mundo vai continuar no senado lutando pelo seu país e dando exemplo aos países vizinhos.

Obrigado, Pepe!

 

Anúncios
Posted by:Hernandes Matias Junior

Eu acordo cedo nos feriados. O vício da rotina não me permite acordar depois das nove, ao mesmo tempo que a TV me bombardeia sem tréguas com a programação da manhã e me causa sonolência, mas não tédio. Tédio é sentimento de pessoas que não têm inspiração, e isso é o que não me falta.

One thought on “Obrigado, Pepe Mujica!

  1. Muito obrigado Pepe Mujica, hoje o Uruguai caminha para ter uma nação de maconheiros dementes, sem falar que o trafico na verdade aumentou, já que qualquer um pode cultivar em casa e acaba vendendo sem pagar imposto algum, parabéns, bom trabalho.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s